O Dia das Mães chegou e com ele a reflexão de como a saúde mental e o bem-estar materno é fundamental, não só para o desenvolvimento afetivo entre mães e filhos, mas também para toda a sociedade.
Estamos falando de um estado de bem-estar que permita a pessoa reconhecer e usar suas próprias habilidades, assim como lidar com o estresse da rotina, conseguindo ser produtiva e capaz de contribuir consigo mesmo e com a comunidade como um todo.
Por conta desse assunto ser tão essencial, foi criado o Dia da Saúde Mental Materna, comemorado sempre na primeira quarta-feira do mês de maio, visando a conscientização sobre a importância de reconhecer e tratar transtornos mentais de mulheres gestantes e puérperas.
Segundo a OMS, cerca de 10% das mulheres grávidas e 13% das mulheres que acabaram de se tornar mãe no mundo todo, sofrem de algum distúrbio mental, principalmente depressão. Além disso, 1 em cada 5 mulheres apresentaram algum tipo de transtorno perinatal de humor e ansiedade durante essa nova fase da vida. Por isso, a falta de identificação, compreensão, apoio e tratamento neste período, podem desencadear diversos problemas emocionais nas mulheres e em seus familiares.
Promovendo a saúde mental maternal
O número de mulheres que apresentam depressão no período de pré-natal no Brasil é muito similar também em países de alta renda. E, no Brasil, as mulheres enfrentam dificuldades para acessar o sistema de saúde, que é fundamental para promover o bem-estar mental das mães, sendo de suma importância haver cada vez mais investimentos em acompanhamento psicológico antes, durante e pós-parto para todas as mulheres, independentemente de sua classe econômica ou social.
Outro ponto importante sobre a assistência materna é o apoio contínuo à gestante para desenvolver a capacidade de se manter resiliente neste período, adquirir novos hábitos e estratégias para enfrentar e lidar com a ansiedade e o estresse, bem como reduzir o medo associado ao parto. Manter sua saúde física e psicológica ao longo da maternidade é fundamental para a futura mãe e para a saúde do bebê.
O apoio de membros da família e amigos também é necessário para que a mulher ainda se reconheça como um ser individual e aceite as mudanças que estão por vir de forma mais leve. Essa rede de apoio também é indispensável na prevenção do isolamento social das mães, pois o aumento da consciência do conceito de igualdade de oportunidades e de que a saúde mental requer o mesmo cuidado que a saúde física pode auxiliar as mães a se manterem resilientes e satisfeitas com as mudanças que a maternidade traz.
Hoje, com a ajuda da tecnologia, existem diversas iniciativas que surgem todos os dias para tratar do bem-estar materno e cuidar melhor da saúde das mães. Então é possível observar inovações tecnológicas, iniciativas locais e movimentos globais (como o Dia Mundial da Saúde Mental Materna) para abordar o tema em todos os países.
Dentro desse contexto, um grupo de pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) criou o Motherly (um aplicativo capaz de analisar e identificar o princípio de sintomas depressivos em gestantes e mães). Um dos objetivos do app é incentivar a procura de ajuda profissional o quanto antes para essas mulheres, além de auxiliá-las com a rotina do dia a dia.
Diariamente surgem iniciativas nas redes sociais de mães preocupadas com essa pauta, como a Christelle, que fundou o “Mães com Humores” – um canal de promoção da saúde mental materna através da divulgação de informação, curadoria de conteúdos e eventos. A iniciativa também serve como um grupo de apoio para mães com transtornos do humor (depressão ou transtorno bipolar) trazendo acolhimento, suporte, troca de experiências e dicas.
Acreditamos que o conhecimento compartilhado com essas experiências ajuda muito no desenvolvimento do tema, conscientizando e transformando a sociedade em um lugar mais empático e inclusivo para as mulheres, antes e durante a maternidade.
Acesse o perfil da Motherly e da Mães com Humores para saber mais sobre cada iniciativa, e clique aqui para conhecer todos os serviços da C4Life para auxiliarmos você a cuidar da sua saúde mental, nesta importante fase de sua vida. Conte conosco!