Dicas para sair de sua crise financeira

O cenário econômico mundial não está favorável para muitas pessoas e organizações por conta da pandemia. Por isso, separamos 10 dicas para sua casa e sua empresa superarem a crise financeira deste momento. Confira:

  1. Faça um diagnóstico

Para lidar com esse momento de incertezas com a fase atual, a melhor coisa, é fazer um diagnóstico financeiro completo da situação da sua casa e empresa. Analise bem o seu fluxo de caixa e todas as despesas e receitas. Esse diagnóstico possibilitará que você consiga reduzir alguns gastos e economizar em outros, e assim, aumentar sua receita nesse período financeiro mais delicado.

  1. Reduza suas despesas

Agora chegou a hora de fazer escolhas e dar prioridade ao essencial para o seu momento.

Economia de recursos podem entrar na sua lista de redução de custos para ajudar a equilibrar o seu financeiro.

  1. Separe as contas pessoais das despesas da empresa

Outra lição importante que temos que aprender nesse momento de crise é separar as contas pessoais das contas das empresas. Se você não tem esse hábito, é necessário fazer uma reflexão e começar a aplicar isso em seu dia a dia, pois esse é um fator que pode ter te deixado no vermelho.

  1. Solicite crédito somente em último caso

Nessa época, muitos bancos estão ofertando créditos para pessoas físicas e jurídicas recorrerem como ajuda. Mas esse é um ponto em que é preciso ficar muito atento para não cair em uma situação ainda pior. Por isso, pense bastante e só em último caso solicite crédito para te ajudar.

  1. Renegocie suas dívidas

Se você tem dívidas pendentes e parcelas a vencer, e está encontrando dificuldades para cumprir com os compromissos, procure renegociar prazos. Assim você conseguirá equalizar a dívida com mais tranquilidade e de uma maneira que todos saiam ganhando.

Lembrando que é muito importante não deixar passar do prazo de vencimento, pois os juros e multas podem dificultar ainda mais a sua situação. Por isso, a importância de conversar e renegociar sempre em que estiver nessa situação.

  1. Busque apoio da sua equipe e família

Esse é um momento de calma e reflexão, então novas ideias e apoio são sempre bem-vindos. Converse sempre com a sua equipe e família, motivando a buscar também o comprometimento e maior inteligência econômica. Afinal, esse momento requer a união de todos.

  1. Elabore um planejamento estratégico emergencial

Se você ainda não tem um planejamento estratégico e financeiro para a sua casa ou empresa, esse é o momento de fazer.

O planejamento vai te guiar para o futuro e ajudará a passar por essa crise. Se você tiver dificuldades em fazer planejamento financeiro empresarial, solicite a ajuda de um consultor especialista.

  1. Estabeleça metas reais e as cumpra

Para sair da crise é preciso enxergar novas oportunidades, além de estabelecer metas que você realmente possa cumprir. Para cumprir as metas você deve defini-las muito bem, mapear as ações para seguir no plano, criar um cronograma, definir os responsáveis por cada ação, registrar e monitorar.

  1. Identifique o seu diferencial competitivo

Em tempos difíceis também nascem oportunidades de se reinventar. Analise muito bem o mercado e identifique qual é o diferencial da sua empresa que pode gerar valor para os clientes.

O diferencial competitivo é aquele serviço ou produto que seus concorrentes não possuem ou que o seu produto tem qualidade maior e benefícios. Então divulgue seus diferenciais e use a favor da sua empresa.

  1. Prospecte novos clientes e parceiros

A prospecção visa identificar os possíveis clientes de um negócio e qualificá-los para vender a eles, assim como identificar melhorias na comunicação do seu negócio na internet, na construção de uma identidade visual, fazer um site, investir em páginas comerciais nas redes sociais, produzir conteúdo, entre outros. Então se planeje para prospectar novos clientes

Conte conosco para te acompanhar neste momento desafiador com dicas, informações e resiliência de que tudo vai se acertar. Clique aqui e confira quem somos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *