Hobbies são atividades realizadas por vontade própria em busca de satisfação e momentos de alegria. Pode ser um esporte, um passeio, uma arte ou outra atividade que dê prazer para quem a realiza.
Quando estamos fazendo uma atividade que gostamos, nossos níveis de endorfina aumentam e por isso nos sentimos muito mais felizes e dispostos.
Ter um hobby é fundamental para aliviar as tensões do trabalho e do estresse do dia a dia, e ainda ter um momento dedicado exclusivamente para si.
Eles podem ser atividades práticas como cozinhar, tirar fotos, correr ou praticar algum esporte. Podem ainda ser intelectuais, como ler, escrever ou assistir a bons filmes, entre outros. A preferência vai depender dos gostos pessoais de cada um. Só é necessário ser algo que proporcione entretenimento e distração.
O site Medical News Today reuniu quatro hobbies que, segundo a ciência, podem fazer muito bem para a nossa saúde física e mental:
Dançar
A atividade é divertida e ótima para a saúde cardiovascular. De acordo com uma revisão de estudos, dançar ao menos três vezes por semana melhora o equilíbrio. O que ainda é positivo para os idosos evitarem quedas, por exemplo. Além disso, a dança também faz muito bem para o cérebro, já que especialistas afirmam que dançar regularmente diminui em cerca de 76% os riscos de demência.
Cuidar do jardim
Estudos apontam que cuidar do jardim reduz a deficiência de vitamina D. Sem contar que plantar, regar e fazer trabalhos manuais também diminuem em 30% os riscos de doenças cardíacas e derrames.
Escrever
Muitos estudos falam sobre a importância de caminhar e evitar ficar muito tempo sentado. No entanto, tirar um tempo do dia para sentar e escrever sobre seus sentimentos é muito positivo para a saúde mental, principalmente para melhorar a memória e diminuir o estresse. De acordo com uma pesquisa publicada na Psychosomatic Medicine, escrever sobre traumas tem um papel fundamental em te ajudar a lidar com os problemas.
Ouvir música
Ouvir música também traz benefícios para a saúde física e mental. Estudos apontam que a música age no neocórtex, região do cérebro que se for estimulada, age acalmando e reduzindo a impulsividade. A música também ajuda a reduzir os níveis de ansiedade e depressão.
Correr
A lista de benefícios da corrida também é extensa. Correr faz bem para a mente, para o humor e melhora a disposição. E essa não é apenas uma sensação. A ciência comprovou que a corrida pode ser uma excelente terapia alternativa para combater o estresse e a depressão. Por ser uma atividade aeróbica, a corrida libera endorfina e monoamina, os neurotransmissores que provocam excitação e aquela gostosa sensação de prazer psicólogos explicam que para seus benefícios serem efetivos, os hobbies precisam ser colocados como prioridade dentro da rotina.
Por exemplo: se sua atividade preferida é cuidar do jardim, estabeleça um ou mais dias fixos na semana para ter esse momento. Não permita que os outros compromissos profissionais ou pessoais atrapalhem o seu hobby.
Conte com a C4Life para cuidar da sua saúde física e mental. Clique aqui para conhecer nossa atuação!