É muito comum surgirem dúvidas quando paramos para pensar na diferença entre líder e gestor. Afinal, muitas vezes vemos os dois termos quase como sinônimos, embora tenham significados diferentes.
Ser líder é uma característica do próprio colaborador e não um cargo da empresa. É quem exerce a liderança e influencia as pessoas a percorrerem o mesmo caminho ou agirem de formas semelhantes em determinadas situações.
Principais diferenças entre o líder e o gestor
Podemos observar que a principal diferença entre líder e gestor é a forma de lidar com a autoridade sobre os colaboradores. O líder geralmente conquista autoridade pelos próprios liderados, podendo se tornar um gestor, mesmo que não tenha tido essa intenção em sua carreira.
É de se notar que em diversas equipes existem pessoas que tomam a frente em tarefas da empresa, em nome do grupo. Mesmo que tenham o cargo igual aos demais, eles se destacam, mostrando que a liderança está mais ligada à influência e não ao cargo em si.
Então, faz sentido aquela frase conhecida e que talvez você já tenha ouvido: nem todo gestor é um líder! Mas vale lembrar que o bom líder, via de regra, também poderá ser um bom gestor.
Características marcantes de um líder
Líderes inspiram os liderados e normalmente são referências nas atitudes e comportamentos. Geralmente os líderes costumam incentivar os demais colaboradores a participarem das tomadas de decisões na rotina de trabalho, se posicionam como parte da equipe e focam tanto na empatia com as pessoas para alcançar objetivos comuns do que no alcance de resultados.
Lembrando que a mesma pessoa pode ser líder em algumas situações e liderada em outras.
Por exemplo, um colaborador pode ser um membro da equipe na empresa, mas estar à frente de alguma ação comunitária e ter de resolver questões sociais, liderar pessoas para um resultado comum em algum projeto específico.
Se o gestor não souber como mudar de papel diante dos desafios de uma liderança, ele pode ter dificuldades para alcançar os resultados esperados pela empresa. Logo, sua atuação à frente da equipe não será efetiva. Por isso, vale a pena desenvolver gestores competentes para que eles se transformem em verdadeiros líderes, a fim de contar com profissionais completos dentro da empresa.
Embora exista uma diferença entre líder e gestor, nós acreditamos na complementariedade dos papéis e que as competências exigidas para ambos podem ser desenvolvidas e recicladas sempre que necessário.
Clique aqui para conhecer todos os serviços da C4Life e conte conosco para formar líderes e gestores mais assertivos.