Em meio a pandemia, muitas empresas continuam suas atividades de forma remota. Mas, seguir os processos de trabalho em home office pode ser desafiador para quem precisa liderar com eficácia suas equipes. Por isso, seguir algumas dicas podem ajudar muitos gestores nesse desafio:
1 – Liderança em primeiro lugar
Cada vez mais existem tecnologias para aproximar as pessoas. Por isso, é importante lembrar que a liderança deve vir em primeiro lugar. E a distância entre as pessoas, sempre em segundo. Então o seu foco deve ser em como orientar as pessoas.
2 – Lidere de forma diferente e acolhedora
Sendo um líder a distância através do trabalho remoto, algumas características são completamente diferentes. Por exemplo: não é possível olhar nos olhos de forma presencial. E muitas vezes, também não é possível interpretar a linguagem corporal da pessoa com que você está se comunicando. Por isso, é preciso usar a clareza, o acolhimento e a sutileza na sua comunicação a distância.
3 – Mantenha o relacionamento com sua equipe
A interação entre o líder e a equipe remota é mais desafiadora pois não se pode contar com as expressões faciais, entonação da voz, etc. Por outro lado, é preciso desenvolver relações de trabalho sólidas com sua equipe. Então, se certifique que não está perdendo o nível de relação que mantém com sua equipe.
Uma boa dica é utilizar ferramentas para chat de voz e vídeos. Assim, vocês podem manter encontros virtuais frequentes para que todos estejam na mesma linha.
4 – Foque em cumprir as metas e objetivos
Os objetivos que são transformados em metas são fáceis de serem compreendidos e acompanhados. Portanto, planeje seus objetivos, crie metas e também um prazo para cada um deles. Depois acompanhe seu time no cumprimento das tarefas.
5 – Oriente sua equipe de forma clara e eficaz
Em uma relação à distância é preciso manter uma comunicação de mão dupla. Caso apenas você fale, com certeza não estará orientando. Por isso, escute sempre com atenção, forneça feedback e mantenha a comunicação sempre consciente e ativa.
6 – Construa uma relação de confiança
No trabalho a distância, a confiança é fundamental para todos. Por isso, é preciso estabelecer propósitos, motivações e competências aos colaboradores tanto na empresa, quanto os remotos.
Para garantir a confiança, é possível usar estratégias. Por exemplo: delegar tarefas publicamente, estabelecer conexões, fazer a gestão de conflitos e reconhecer as conquistas no individual e / ou no coletivo.
Se possível, crie oportunidades de conversas além do profissional. Que tal marcar um “happy hour virtual” ou uma “pausa do café” para trocas de ideias, compartilhar acontecimentos entre os colegas do time ou mesmo dividir ocasiões importantes na vida das pessoas.
7 – Treine os futuros líderes do seu negócio
Com o conhecimento que você irá acumular na liderança remota, monte atividades para desenvolver outros líderes na sua empresa. E para isso é preciso levantar as informações:
- Quais qualidades as pessoas da liderança remota precisam ter?
- Como sua empresa e você podem fornecer treinamento para essas pessoas?
Um líder que sabe liderar, também sabe criar outros líderes, certo?
Então coloque a distância de lado e use a sua habilidade de liderar para atingir esses objetivos. O momento é complicado para todos. Mas com empatia, comunicação e resiliência, todos estarão caminhando juntos para o sucesso.
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