Em um ambiente cheio de personalidades e formas de trabalhar é muito importante que sejam desenvolvidas ações de gestão de pessoas. Para trabalhar com o comportamento humano é fundamental entender a importância da psicologia organizacional.
Esse é um campo que estuda o comportamento das pessoas dentro das organizações. São pesquisados aspectos de como as pessoas se relacionam umas com as outras, como é a rotina de trabalho, como se desenvolvem e muito mais.
A psicologia, dentro das organizações, tem o objetivo de aperfeiçoar o principal e mais valioso recurso de uma empresa, em benefício da própria instituição, que é o colaborador. Com isso, o foco é a melhoria das relações e das condições de trabalho, para que o colaborador se sinta cada vez mais valorizado, engajado e queira se desenvolver internamente.
Podemos dizer também que ela tem como meta gerenciar aspectos emocionais e comportamentais do trabalhador que estão relacionados ao trabalho e, a partir disso, promover a melhoria da sua saúde e integridade. Assim, ele se desenvolverá da melhor forma possível dentro de uma organização e, como consequência, a relação entre a empresa e os funcionários tende a ser mais saudável e vantajosa para todos.
Todos os setores de uma empresa podem e devem ter o apoio de um psicólogo. Desde o momento da contratação, em todo o seu curso como colaborador, até o momento do desligamento, a psicologia é uma aliada e deve estar inserida, a fim de minimizar impactos negativos e ajudar na realização de processos mais eficientes.
Ter psicólogos atuando nas empresas também contribui para que se consiga adotar uma gestão estratégica visando sempre a promoção do bem-estar e da qualidade de vida de seu principal ativo: seus colaboradores. E, ao saber gerir bem seu principal ativo, a companhia será capaz de antecipar, identificar e resolver conflitos, além de poder desenvolver as atividades internas de maneira mais eficaz, como veremos a seguir.
E nos processos de recrutamento e seleção? A psicologia tem uma atuação mais assertiva pelo conhecimento científico do comportamento humano. Com isso, oportuniza para que essas atividades sejam realizadas de forma mais eficiente. Imagine que uma vaga foi aberta em uma empresa e que um analista de RH deve estudar o cargo para realizar os próximos passos necessários para contratação.
Analisando a função corretamente, ele consegue traçar o perfil ideal para a vaga e, consequentemente, ir em busca daquele candidato que se encaixe melhor na atividade. Isso será devido a avaliação mais apurada do seu olhar voltado ao foco na psicologia organizacional. Do contrário, possivelmente, a contratação poderia não ser certeira.
Se as contratações estão sendo mais efetivas, os colaboradores ideais estão ocupando adequadamente aos cargos e, com isso, diminuem as chances de demissão e de insatisfação na empresa, o que contribui como fator para a felicidade no trabalho e no bom clima organizacional.
Além disso, obtendo uma taxa de turnover pequena, a empresa reduz custos com rescisões trabalhistas e indenizações.
Ao conhecer cada colaborador e entender suas necessidades, expectativas e desejos, a organização consegue traçar um direcionamento melhor para desenvolvê-lo.
Assim, é possível propor treinamento adequado ao perfil de cada um e oferecer melhores condições para se desenvolver dentro da empresa. Com isso, o trabalhador se torna um profissional melhor, agregando valor a sua carreira e a companhia.
Perceptível qual a importância da psicologia para uma empresa? Pois é. Em absolutamente todos os processos que envolvem as atividades dos colaboradores, a sua atuação é fundamental.
Se você busca resultados melhores, execução de processos mais eficientes e ter equipes mais satisfeitas e engajadas, sua empresa não pode negligenciar a relevância das ações nessa área de atuação.
Conte com a C4Life para mais informações sobre saúde mental, seja na área pessoal ou profissional. Clique aqui para conhecer nossa atuação e entre em contato conosco para saber mais!