A depressão é um dos transtornos mentais mais comuns que existe e conforme a OMS, atinge aproximadamente 330 milhões da população mundial. Pesquisas sugerem que a depressão é causada por uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos.
A depressão está associada aos transtornos de humor e ela pode ser dividida em subcategorias dependendo dos sintomas e da intensidade que ela se apresenta.
O tipo mais comum de depressão é a depressão unipolar, ou depressão maior, caracterizada pelo humor deprimido na maior parte do dia ou pela perda de interesse em realizar atividades que antes eram prazerosas.
Para o diagnóstico da depressão maior existem alguns sintomas descritos pelo DSM 5 (manual utilizado pelos médicos onde há alguns critérios para diagnóstico de doenças), que precisam estar presentes há pelo menos duas semanas consecutivas, trazendo mudança em relação ao comportamento prévio da pessoa:
1 – Humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias;
2 – Diminuição acentuada ou perda de interesse em atividades do dia a dia, quase que diariamente, inclusive em atividades que antes geravam prazer;
3 – Perda ou ganho significativo de peso sem dieta ou apetite diminuído ou aumentado quase todos os dias (em crianças considerar a dificuldade em adquirir o peso esperado para a idade);
4 – Insônia ou hipersonia quase todos os dias;
5 – Agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias;
6- Fadiga ou perda de energia quase todos os dias;
7 – Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva sem motivo aparente;
8 – Diminuição da capacidade de pensar, de se concentrar e de tomar decisões;
9 – Pensamentos recorrentes de morte – não somente o desejo de morrer – ideação suicida recorrente, sem um plano específico, uma tentativa de suicídio ou plano especifico para cometer suicídio.
Ainda conforme o DSM 5, para ser diagnosticada a depressão, o indivíduo precisa apresentar ao menos cinco dos sintomas acima, sendo que um deles obrigatoriamente precisa ser o item 1 ou 2. Esse diagnóstico é feito, em sua maioria, por psiquiatras e psicólogos.
Os sintomas da depressão maior causam prejuízos significativos na vida de uma pessoa.
Como perceber os sinais de depressão?
A depressão pode ocorrer em qualquer faixa etária, porém é mais prevalente em adultos.
Especialmente na meia-idade ou adultos mais velhos, a depressão pode ocorrer em conjunto com outras doenças médicas graves, como diabetes, câncer, doenças cardíacas e doença de Parkinson. Estas condições são muitas vezes piores quando a depressão está presente.
Às vezes, medicamentos tomados para estas doenças físicas podem causar efeitos colaterais que contribuem para a depressão. Um médico experiente no tratamento destas doenças pode ajudar a elaborar a melhor estratégia de tratamento.
Crianças e adolescentes também desenvolvem a depressão e por isso é importante estar atento aos sinais e sintomas, pois nem sempre eles têm maturidade para nomear os sentimentos e sintomas. É preciso prestar atenção a mudanças de comportamento por um período de no mínimo duas semanas e buscar o auxílio de um médico para o diagnóstico, pois o que pode parecer uma simples “birra” ou necessidade de chamar a atenção pode ser uma depressão.
Os sintomas da depressão maior causam prejuízos significativos na vida pessoal, profissional e social do indivíduo. Por isso, é importante o diagnóstico e tratamento corretos, pois mesmo em casos mais graves, a depressão pode ser tratada. Quanto mais cedo o tratamento começar com profissionais especializados, mais eficaz ele será. Seu tratamento geralmente ocorre com medicamentos, psicoterapia ou uma combinação dos dois.
Conte com a C4Life para cuidar da sua saúde mental hoje e sempre. Clique aqui para conhecer nossa atuação e entre em contato conosco!