O mundo passou e ainda está passando por uma crise inesperada, que pegou a todos de surpresa, causada pela pandemia do novo Coronavírus, e a liderança estratégica se tornou fundamental para a condução da equipe e manter o funcionamento das rotinas empresariais, mesmo com todas as adversidades.
A comunicação com a equipe nunca foi tão importante quanto nesse momento. E se tornará ainda mais importante na retomada das atividades pós pandemia. As pessoas estão diferentes, o mundo modificou-se rapidamente, atividades que conhecíamos, agora estão diferentes.
Com todo esse cenário, será necessário um processo de adaptação. Nas empresas, essa adaptação torna-se essencial, até mesmo para sua sobrevivência no mercado. Novos modelos de negócios estão surgindo, modalidades que ganharam destaque, alteração no perfil do consumidor, inovações tecnológicas e tudo isso para que possamos entender que estamos vivendo em um “novo normal”.
Existem muitos desafios para as empresas que desejam retomar suas atividades, salvar sua vida financeira e continuar com suas operações. Mas, para os líderes, ainda existe um desafio adicional: conseguir que sua equipe trabalhe com confiança, motivação e se mantenha produtiva (tanto presencialmente, quanto em home office).
Como uma liderança estratégica deve atuar no controle das demandas e entregas tanto em home office quanto presencialmente?
É muito comum que os colaboradores sofram variações em sua produtividade ao longo da jornada home office. Principalmente para aqueles que ainda não tinham o costume de atuar nesse modelo. Para que isso não se torne um problema, é importante que seja realizado um acompanhamento das atividades por parte da gestão da equipe.
Para conseguir que a equipe tenha um bom rendimento, mesmo que não esteja atuando no escritório da empresa, algumas premissas podem ser seguidas.
Confira a seguir:
- Sempre tenha disponibilidade para sua equipe, dentro do possível. Todos precisam estar cientes que poderão entrar em contato quando for necessário;
- Utilize softwares de gestão remota;
- Trabalhe com prioridades;
- Estabeleça prazos para as atividades;
- Evite o retrabalho, mantenha clareza nas solicitações e direcionamentos;
- Desenvolva novas competências e habilidades nos membros da sua equipe;
- Mantenha-se motivado e transmita isso para a equipe, mantendo-os igualmente motivados.
Existem outros pontos que são mais complexos que podem surgir ao longo desse processo de adaptação no nosso “novo normal”.
Já em outros casos, que os colaboradores estavam se adaptando a prática do home office, se inicia um movimento chamado “híbrido” que possivelmente vai se estabelecer em grande parte das empresas.
Em alguns segmentos de mercado, o home office permanecerá como regime dominante, mas outros diversos não. E aí está o desafio das empresas e dos líderes: como lidar e se adaptar a essas mudanças.
É preciso ouvir os colaboradores com empatia e compreensão, já que alguns preferem voltar ao presencial e outros gostariam de permanecer em home office, e vice-versa.
Veja algumas dicas para combatê-los:
Mantenha uma rotina diária com sua equipe
Existe uma facilidade muito grande para o cérebro humano se adaptar as rotinas, e isso pode auxiliar bastante em um processo de adaptação, com novos modelos de trabalho.
Uma liderança estratégica atua juntamente com a equipe para desenvolver uma lista de tarefas e horários, para que as tarefas sejam entregues ou que uma comunicação aconteça para informar o andamento, dificuldades ou entregas realizadas.
Não esqueça de reservar um espaço na sua residência, que seja exclusivo para o seu trabalho, caso esteja fazendo home office. Isso ajuda a manter a rotina de trabalho e para que todos com que conviva entendam a importância daquele espaço.
Faça pausas ao longo do dia
Isso não vale apenas para você que está no papel de líder de uma equipe remota ou que está retornando as atividades no escritório. Vale para todos os membros da equipe. Mesmo que esteja em home office, não existe a obrigação de estar todo o tempo da jornada de trabalho em frente à tela do computador.
Faça pausas estratégicas ao longo do dia, como se estivesse no escritório, como a famosa pausa para o cafezinho, que normalmente não ultrapassa 10 minutos, mas é importante para aliviar um pouco o estresse das atividades e respirar um pouco.
Mantenha a união na sua equipe
Talvez esse seja um dos papéis mais importantes e desafiadores da liderança estratégica. Os colaboradores passaram por várias mudanças e ainda estão em processo de adaptação. O isolamento é um grande desafio que é enfrentado por todos.
Por isso, o papel do líder torna-se ainda mais importante. Ele precisa manter a equipe unida, com a comunicação fluindo entre todos. Promova reuniões à distância (e até presenciais para quem estiver à vontade para ir) para conversar e trocar ideias descontraídas em horários alternativos, quase como um happy hour.
E falando em happy hour, vale lembrar que muitas empresas já estão adeptas novamente, seguindo protocolos de segurança. Mas é importante ouvir e respeitar a opinião de cada colaborador, oferecendo a opção de escolha para participar de maneira online, já que algumas pessoas da equipe podem julgar não ser o momento de participar presencialmente ainda.
Estabeleça metas e prazos
A liderança estratégica atua diretamente no gerenciamento dos prazos e metas da equipe, visando cumprir todos os objetivos que foram definidos pela empresa, no planejamento e no processo de gestão de crise. Utilize softwares de gestão para a definição de metas, estabeleça prazos tangíveis, para que sua equipe possa trabalhar em função das metas.
Como atuar no novo normal?
Liderar de forma estratégica frente ao período que todos estamos enfrentando é um grande desafio. E esse é o momento para exercer uma liderança humanizada, próxima dos colaboradores, porém, direcionada aos resultados, a partir das metas que foram desenhadas.
Conheça algumas estratégias para que você consiga liderar sua equipe, mesmo com tantos desafios pela frente.
Pratique a liderança factual
Todo o panorama em relação à pandemia, novas orientações, novas normas, tudo está muito dinâmico e sofrendo alterações constantes. O papel de um líder, nesse momento, é estar informado, realizar comunicados claros, com sensibilidade, cuidado e muita sinceridade.
Faça a nomeação de algumas pessoas para se manterem atualizadas sobre as notícias em portais oficiais, criação de novas portarias, modificação de regras, para que ela seja responsável pela atualização dos fatos. Isso possibilitará que o líder garanta que as informações estão sendo devidamente compartilhadas.
Siga as normativas de saúde
Em meio à pandemia, e mesmo após o retorno ao escritório, o líder precisa garantir a segurança dos seus colaboradores, fazendo com que todas as orientações de saúde dadas pela OMS – Organização Mundial de Saúde e CDC – Centro de Controle de Doenças, sejam seguidas corretamente.
Uso de máscaras, lavagem adequada das mãos, uso do álcool, manter a higiene nas estações de trabalho, seguir com o distanciamento social, devem ser seguidas adequadamente. E o líder precisa garantir o seu cumprimento, para conter a disseminação do vírus e garantir a segurança dos colaboradores.
Exercite a humanização
A pandemia está permitindo que as empresas consigam se organizar, e o home office vem possibilitando que os colaboradores tenham um controle maior sobre suas funções e projetos.
Os relacionamentos são importantes para o negócio e precisam ser preservados. Esteja próximo dos seus colaboradores e sempre em busca de soluções para manter o contato mais próximo com a sua equipe, reforçando sempre os valores da empresa.
Nós da C4Life acreditamos que essas sugestões podem ajudar líderes a atuarem neste novo cenário com empatia e profissionalismo. Clique aqui para nos conhecer melhor e conte conosco para juntos atravessarmos os desafios que o mundo nos trouxe com resiliência e aprendizado.