Como um feedback ou um feedforward pode impactar na saúde mental e produtividade do profissional

Cuidar da saúde mental dentro de uma empresa é coisa séria! O líder tem um importante papel nesse processo. Quando alguém de sua equipe precisar de um feedback ou feedforward, saiba “qual” e “quando” dar, para que traga bons resultados e não seja um desastre na autoestima ou mesmo na produtividade de seu colaborador. Precisamos lembrar sempre que estamos lidando com pessoas, com sentimentos, com históricos de vidas diferentes. Portanto, praticar a empatia e se preparar para esses processos é muito importante.

Não é segredo que, tanto o feedback e/ou o feedforward, precisam ser constantemente praticados em qualquer empresa que quer alcançar o sucesso, independente do seu segmento. Mas entender a diferença de cada um contribuirá para que a equipe possa implementá-los no momento certo. Assim, podendo visar e trazer desenvolvimento aos profissionais, além de contribuir para que alcancem os resultados de forma mais simplificada.

Então, vamos aos conceitos?

Feedback

O feedback trata de um comportamento que se deu no passado. Por exemplo:

“Paulo, na reunião de ontem você prestou pouca atenção à apresentação do gerente financeiro. Isso pode te prejudicar, já que você perde detalhes importantes dos nossos resultados. E ainda corre o risco de parecer desatento ao time”.

Feedforward

O feedforward trata de um comportamento futuro, e tem tom de sugestão. Por exemplo:

“Paulo, nas próximas reuniões, você pode aprender mais detalhes sobre nossos resultados e gerar uma percepção de interesse no time se ficar 100% focado na apresentação do gerente financeiro. Uma boa dica é desligar o celular durante o encontro.”

Uma maneira mais simplificada de entender é pensar que o feedback foca no que passou e feedforward no que ainda está por vir.

Bons feedbacks têm componentes de ambos. E o feedforward é parte fundamental de qualquer troca, pois foca no futuro e no desenvolvimento do receptor. Por isso, nunca deixe o feedforward de lado.

Componentes de um bom feedback

Falando de alguns componentes de um bom feedback, podemos citar alguns deles:

  • autêntico — ao oferecer um feedback, é preciso acreditar que ele trará um impacto positivo para a empresa e para o time;
  • bem intencionado — a motivação do feedback deve ser o desenvolvimento e crescimento do receptor;
  • impessoal — é preciso que o feedback tenha foco em comportamentos, não em pessoas;
  • no fórum certo — caso seja um elogio, o ideal é que seja em público;
  • personalizado — quanto mais adaptado ao estilo do receptor, melhor;
  • direto ao ponto — deixe claro qual é a mensagem que deseja transmitir;
  • em conjunto — em casos de feedback negativo, exponha o que deu errado e construa um plano de ação junto com a pessoa.

Ao adotar o feedback e o feedforward em seu negócio, a equipe tem a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento dos principais talentos do time. Mesmo em pessoas que executam bem as suas funções, existem oportunidades de melhorias que devem ser observadas e implementadas. Assim, abrirá mais oportunidades para trazer melhorias no desempenho das pessoas e, consequentemente, na empresa.

Como praticar o feedforward

Para o feedforward é importante que haja um diálogo prático, constante e efetivo na organização. Então é preciso dar abertura e permitir que vários colaboradores possam dar ideias e sugestões de melhorias que contribuem para alcançar os resultados da equipe.

E o líder tem um papel central na implementação dessas estratégias no mundo corporativo, já que está sempre próximo aos membros da equipe. Por isso, é ele quem deve promover que o diálogo seja mais fluido e criativo aos colaboradores.

É importante reforçar também que a organização precisa ter um processo cultural cada vez mais forte. Assim, fica mais natural disseminar seu propósito, missão e para onde quer chegar. Esse propósito necessita estar sempre alinhado com os líderes.

Lembrando que os dois conceitos são essenciais para qualquer organização. É papel do líder agir com transparência, preservando o bem-estar da equipe e incentivando a motivação entre todos.

Você que é líder, sabe como está a saúde mental/emocional da sua equipe? Para ambos os processos é fundamental ter esse mapeamento.

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