Cuidado e dicas nas relações interpessoais

Em qualquer trabalho precisamos investir boa parte do nosso tempo nos relacionando com pessoas. Pode ser participando de reuniões, nos horários de almoço e café, atendendo telefonemas, respondendo e-mails, mensagens no celular, conversando com clientes, fornecedores, chefes, subordinados, entre outros.

Pensando nisso, separamos algumas ferramentas para cultivar relacionamentos, buscando sempre o caminho da troca positiva e equilíbrio nas relações. Confira:

  1. Pratique a empatia

Empatia é a capacidade de sentir a mesma coisa que a outra pessoa sentiria se estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Cada pessoa está no seu processo, enfrentando monstros e fantasmas que você pode nem fazer ideia. Então procure se colocar no lugar do outro e comunique-se de forma empática.

  1. Pratique a Comunicação Não-Violenta

Comunicação Não-Violenta (ou CNV) é uma prática que busca lidar com conflitos, buscando expressar sentimentos e necessidades em vez de críticas ou julgamentos de valor. A CNV pode ser uma ferramenta eficaz para sair de uma situação onde você se sinta ameaçado ou evitar que seu próprio discurso seja violento sem que você perceba.

  1. Evite o condicionamento

Sabe aquela pessoa difícil que só liga para reclamar? Que você vê o número dela no celular e pensa: “Aí vem bomba!”. Respire fundo, apague temporariamente todas as percepções condicionadas daquela pessoa e a atenda como se estivesse falando com ela pela primeira vez. Tente ouvir as reclamações com empatia, sem julgamentos, e usar a CNV para entender suas necessidades não atendidas.

  1. Liberte-se do ego

O ambiente corporativo é altamente competitivo, tornando-se um terreno fértil para atitudes egóicas e políticas que estimulam a satisfação de interesses pessoais. Por isso é sempre necessário refletirmos: quantas vezes deixamos de escutar o outro ou tomamos atitudes equivocadas só para satisfazer o nosso próprio ego?

  1. Busque o autoconhecimento

Buscar autoconhecimento é a dica mais importante de todas. É um aprendizado contínuo sobre si mesmo, suas emoções e seus limites. É isso que sustenta a qualidade das relações. Alguns mestres dizem que as relações são a melhor forma de conhecer a si mesmo, pois são como nossos espelhos. Se você já está nessa busca, parabéns. Se não, procure se informar das várias ferramentas que existem por aí, como coaching e terapias.

Conte com a C4Life para te ajudar a cuidar das suas relações interpessoais. Clique aqui para conhecer nossa atuação e entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *