Fique atento aos sinais para procurar ajuda psicológica

Um dos assuntos mais pesquisados e abordados nos últimos anos é a terapia psicológica, e com ela seus benefícios, como autoconhecimento, quebra de crenças limitantes, superação de traumas, melhora nas relações interpessoais, evolução em problemas psíquicos, entre outras. Mas a prática ainda é polêmica e por muitas vezes ainda vista com preconceito, já que é comum as pessoas julgarem a busca por ajuda psicológica como um ato de fraqueza, quando, na verdade, é sem dúvida uma atitude de coragem e amor-próprio.

E quando o assunto entra em discussão, muitos ainda perguntam se existe um momento ideal para se buscar ajuda. Todos nós podemos recorrer a psicologia clínica, em qualquer momento de nossas vidas, porém, é preciso ter um olhar diferenciado para alguns momentos que vivenciamos e para alguns sintomas onde é necessária uma busca mais imediata.

Confira:

Vivência de lutos e traumas

Situações como perda de um ente querido, perda do emprego, separações e divórcio nos deixam naturalmente tristes. Nesses momentos, contar com ajuda psicológica vai contribuir muito para entender, refletir e superar estes tristes eventos da melhor forma possível.

Quando a situação é traumática, a psicoterapia ajuda a superar o acontecimento e a lidar com isso de forma diferente, caso ocorra novamente em algum momento na vida.

Sentimentos muito intensos

Em algumas situações da vida, todos nós vamos sentir medo, alegria ou tristeza, por exemplo. Mas precisamos prestar atenção na intensidade desses sentimentos, que pode desencadear um sofrimento e desgaste emocional muito grande.

Sentir raiva ou ansiedade de forma muito intensa, e estar sempre se preparando para o pior, a ponto de atrapalhar as suas atividades cotidianas, pode ser um sinal de alerta. Nesses casos, procurar ajuda psicológica é uma ótima opção.

Ideias obsessivas

Observe se alguma ideia se tornar um pensamento fixo. Pode ser como uma vontade incontrolável de lavar a mão o tempo inteiro, pensamentos negativos ou até mesmo uma fixação com morte ou suicídio.

Ideias obsessivas podem levar a atos impulsivos nocivos que não são exatamente o que você quer fazer, mas esses pensamentos se tornam incontroláveis. Ao perceber esse tipo de sintoma, procure ajuda psicológica o quanto antes.

Demonstrar sofrimento constante

Quando a tristeza e o sofrimento se tornam rotineiros, e ficamos constantemente insatisfeitos e infelizes, é procurar ajuda para conseguir lidar com esses sentimentos e ressignificar os gatilhos que provavelmente sejam suas causas.

Perceber crises existenciais

Como ser humano estamos sempre em constante evolução e nem sempre as mudanças são aceitas sem sofrimento, mesmo quando elas são para melhor. Mudanças muitas vezes nos levam questionamentos, que por sua vez, podem nos levar às crises existenciais. Momentos de mudança e de dilemas devem ser acompanhados por um profissional, para serem atravessados de forma saudável.

Passar por problemas nos relacionamentos

A natureza do ser humano é viver em sociedade. Logo, quando apresentamos dificuldades em nos relacionar com as pessoas, podemos ter uma série de problemas pessoais e até mesmo profissionais. Todos os problemas nos relacionamentos merecem atenção, afinal, é importante sabermos que as pessoas têm opiniões diferentes das nossas e que nem por isso são pessoas ruins. É preciso aprender a lidar com as diferenças para conseguir ter relacionamentos saudáveis.

Estresse constante

O estresse é um problema bastante comum, devido às altas cobranças que sofremos todos os dias, seja da mídia, dos familiares, no trabalho e até mesmo em uma autocobrança. O estresse não deve ser negligenciado, pois ele pode trazer consequências psicológicas e físicas que atrapalham muito a nossa rotina, de modo que, se não tratado, poderá evoluir para problemas mais graves, como depressão e ansiedade.

Alterações bruscas no sono

Distúrbios do sono são muito comuns, mas nem por isso devem ser tratados como normais. Vontade incontrolável de dormir o tempo inteiro, assim como falta de sono, são situações que merecem atenção, afinal, é durante o sono que armazenamos memórias, aprendemos e produzimos hormônios importantes.

Dormir e acordar muitas vezes durante a noite também pode ser considerado insônia, assim como dificuldade para pegar no sono.

Abusar de substâncias químicas

É muito comum que as pessoas utilizem as substâncias como válvulas de escape para os seus sentimentos. Bebidas alcoólicas, cigarros, drogas ilícitas ou calmantes podem ser consumidos em excesso, como forma de “anestesiar as dores emocionais”.

Ao perceber que você está utilizando essas substâncias mais frequentemente ou em maior quantidade, e sente a necessidade de utilizá-las, procure ajuda psicológica.

Apresentar sintomas físicos sem diagnóstico

Muitas vezes nossos problemas psicológicos podem ecoar na nossa saúde física, com isso, podemos apresentar sintomas como dores de cabeça, falta de ar, problemas gastrointestinais, entre muitos outros, chamados de “psicossomáticos”.

O autoconhecimento obtido através da psicoterapia nos permite identificar quando esses sintomas sem diagnóstico são causados por problemas emocionais.

Lembrando que você pode procurar ajuda psicológica sempre que quiser. Não é necessário ter nenhum sintoma para buscar um psicólogo, sendo comum que as pessoas busquem também esse recurso por autoconhecimento. É necessário nos conscientizarmos que a saúde mental é tão importante quanto a física, e a pandemia nos mostrou essa necessidade muito bem, certo?

Clique aqui para conhecer todos os serviços da C4Life e conte conosco para cuidar da sua saúde mental hoje mesmo. Afinal, nascemos durante a pandemia e por conta desse chamado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *