Você sabia que essa transição na carreira é considerada uma das mais desafiadoras de se fazer? Isso ocorre porque o profissional que até então era especialista, reconhecido pelas suas competências, seu excelente desempenho e colocando a mão na massa nos projetos, passa a não ser mais o que executa como antes, mas sim, torna-se responsável pelo desenvolvimento de pessoas que passarão a realizar o trabalho de acordo com a sua gestão.
Neste novo papel, o profissional precisa “readequar” alguns comportamentos e assumir novos. Passa a ser esperado que demonstre competências de liderança, de interesse pelo desenvolvimento de outras pessoas, habilidades de comunicação clara que expresse as suas expectativas em relação a cada funcionário da sua equipe, entre outras. Sem falar na responsabilidade pela entrega dos resultados para a organização.
Uma armadilha que se apresenta para o gestor é que diante da primeira dificuldade, sua tendência pode ser de assumir a dianteira e resolver tudo rapidamente, já que sabe exatamente o que fazer. Entretanto, pode perder a oportunidade de preparar a sua equipe para interagir e aprender a solucionar os “problemas” em situações semelhantes.
O que muitas vezes esse gestor não percebe é que quanto maior o investimento na autonomia de sua equipe de forma a tornar-se quase “dispensável” para questões operacionais, mais tempo terá para investir em assuntos estratégicos e de maior impacto para o negócio. Desta forma também prepara um futuro sucessor o que o favorecerá a subir mais um degrau da sua carreira.
Para esta nova fase, estar preparado é o melhor caminho. Desenvolver as competências de liderança é importante e caso você precise de ajuda, pode contar com profissionais como coach ou mentor. Ler, estudar, se informar sobre os mais variados temas é essencial, ou seja, investir em uma jornada contínua de aprendizado. Outras sugestões de reflexões para o momento, seriam:
- Fazer uma autorreflexão sobre as gestões que você teve no passado e desenhar qual seria seu modelo de gestão.
- Quais gestores você teve durante a sua carreira e que te inspiram como exemplos?
- Quais eram seus estilos?
- O que faziam de positivo?
- O que faziam que não era positivo?
- Quais gestores passaram pela sua carreira e não foram exemplos para você?
- O que eles faziam ou deixaram de fazer que não te inspiravam?
- O que aprendeu com todos eles sobre liderança?
Nós da C4Life esperamos que essas questões ajudem na reflexão e busca para uma gestão de qualidade e sucesso. Estamos prontos para te auxiliar nesses novos começos de ciclos que são tão importantes para nossa vida pessoal e profissional. Clique aqui para nos conhecer melhor!