O ritmo acelerado imposto nos relacionamentos, nos estudos e no ambiente de trabalho, tem sido considerado como padrão e em poucos momentos paramos para refletir sobre as consequências disso para nossa saúde.
Uma técnica interessante, que surgiu como uma possível solução desse problema, tem ganhado espaço e atraído adeptos em diversos contextos: o mindfullness.
Vivemos esgotados, estamos sempre preocupados com tarefas a entregar, com a agenda que não fecha…
A impressão é de que 24 horas é pouco para tudo o que precisamos fazer. Com isso, o cuidado com o próprio corpo e mente ficam em segundo plano.
O que é mindfullness?
O mindfullness é um estado de atenção e consciência plena do momento presente. É um exercício de foco sobre a capacidade de se concentrar no próprio “eu” e as sensações que surgirem, sem qualquer tipo de julgamento. Tem origem nas práticas de meditação orientais, mas pode ser praticada em qualquer local, quer seja no ônibus, na faculdade, no trabalho etc.
Para atingir essa condição, o indivíduo deve se concentrar por alguns momentos em seu próprio corpo, suas experiências, pensamentos e sensações. O propósito dessa técnica é se entregar ao tempo presente, se conectando consigo mesmo, e possibilitando descobertas.
Se engajar com o mindfullness é uma forma de, intencionalmente e gentilmente, se concentrar no momento presente, percebendo os pensamentos, sensações corporais e emoções no momento que eles ocorrem e sem reagir de forma automática.
Envolve o processo de autocompreensão e auxilia para que, mesmo em momentos complicados, seja possível refletir antes de reagir, abrindo espaço para que as escolhas e desafios sejam feitos de forma mais consciente.
Além disso, passa a ser possível manter o controle sobre as próprias emoções, auxiliando no prolongamento do bem-estar e tranquilidade. Pode-se citar ainda o mindfullness como uma das ferramentas para a manutenção da saúde mental e prevenção de transtornos como a ansiedade e depressão.
Ao contrário do que o nome pode indicar, mindfullness não significa esvaziar a mente de qualquer tipo de pensamento, e sim, direcioná-lo para algo específico.
Quais os benefícios do mindfullness?
O mindfullness se tornou uma técnica bastante popular entre funcionários de várias empresas, por auxiliar na redução do estresse do dia a dia, melhoria das capacidades de memória e concentração e, consequentemente, aumento da produtividade.
Em geral, mesmo fora do contexto empresarial, tem-se que a atenção plena, proporcionada pelo mindfullness, auxilia nos processos que envolvem a criatividade, rapidez de raciocínio e no crescimento da inteligência emocional.
Isso porque a técnica influencia positivamente na maneira como compreendemos e lidamos com os problemas, conflitos e desavenças, evitando que reações precipitadas aconteçam e tragam prejuízos emocionais. É como oferecer ao cérebro a possibilidade de se reprogramar para reagir melhor as sensações e buscar novas ideias.
Uma das grandes vantagens do mindfullness é justamente ser uma alternativa para as pessoas que acreditam que “não tem tempo para meditar”. É uma técnica mais rápida e, acredite, você tem 10 minutos para se dedicar e investir em você mesmo! Em geral, perdemos muito mais tempo fazendo coisas que não nos trazem nenhum benefício.
Pensando em tudo isso, nós da C4Life gostaríamos de te lembrar que a atitude é simples e pode beneficiar (e muito) sua saúde mental. Basta tirar alguns minutos do seu dia, onde quer que você esteja, se concentre na sua respiração e sensações, e abandone qualquer tipo de julgamento que vier à sua mente. Que tal praticar o mindfullness agora?
Um dos pilares de serviços da C4Life é a Orientação Psicológica. Então se precisar de auxílio sobre o tema, clique aqui para conhecer nossa área de atuação ou entre em contato conosco!