Desde o ano passado, sabemos que o Coronavírus fez com que o mundo parasse e a população precisasse seguir o isolamento social. Mas além dos perigos causados pelo vírus, a pandemia também gera uma série de problemas envolvendo a saúde mental de toda a população. Por isso, está sendo necessário manter o equilíbrio emocional nesse momento.
O clima de incertezas causado por este cenário, gera uma série de impactos na nossa saúde mental e emocional. Afinal, não apenas ficamos vulneráveis e preocupados, como também tememos os seus impactos para o futuro por conta da crise mundial.
Tudo isso faz com que os sentimentos de medo, ansiedade e de exaustão estejam mais presentes. O que gera o desequilíbrio emocional, um dos maiores desafios do momento em que vivemos. Já que esse equilíbrio influencia a nossa qualidade de vida, produtividade e bem-estar.
Mas como manter o equilíbrio emocional em momentos de incertezas? Não existe uma resposta certa. Mas sim um caminho a seguir mantendo a calma, a resiliência e a sensatez para não deixar que o medo domine as suas emoções. Para isso, conversar sobre os seus sentimentos é uma boa forma de receber ajuda. Outras maneiras de manter o equilíbrio emocional, são:
1 – Criar momentos prazerosos
Você já percebeu que a tendência é percebermos mais os momentos difíceis do que os de prazer? Então comece a criar ações prazerosas no seu dia a dia. Sejam elas simples como ler um livro ou assistir um filme, por exemplo.
2 – Praticar sempre o autoconhecimento
Para realmente alcançar o equilíbrio emocional, é fundamental praticar o autoconhecimento. Como esse processo está ligado também à autoestima, é preciso entender as suas limitações. Depois fortalecer as suas qualidades e usá-las a seu favor.
3 – Se conectar com quem te faz bem
Nada melhor do que ter o apoio da família e dos amigos durante os momentos difíceis, certo? Mesmo com o isolamento social, ainda é possível contar com a ajuda e o carinho dessas pessoas. Seja por telefonemas ou por chamadas de vídeo na internet. Afinal, manter essas conexões com quem nos faz bem também é uma ótima maneira de ter controle sobre suas emoções e saúde mental.
4 – Cuidar da sua saúde física
Cuidar da saúde física é fundamental para manter todo o seu organismo em equilíbrio, assim como as suas emoções. Portanto, procure praticar exercícios físicos sempre. Podem ser pequenas caminhadas dentro de casa, subindo escadas ao invés de pegar o elevador, etc. O importante é se mexer! Não esqueça também de se manter hidratado, fazer refeições balanceadas e procurar ter um boa noite de sono para descansar.
5 – Exercitar a sua mente
Você sabia que normalmente, temos a tendência de criar pensamentos negativos quando estamos desanimados ou sem praticar atividades que exercitem a mente?
Para passar pelo isolamento com a saúde mental e o equilíbrio emocional em dia, procure adicionar à sua rotina tarefas que lidem com o raciocínio, como fazer algum tipo de artesanato, estudar, jogar jogos, assistir a filmes ou colocar seus dotes artísticos em prática.
Lembre-se que manter o equilíbrio emocional é fundamental para passar por qualquer momento de incerteza na vida. E que muitas vezes, é necessário contar com o auxílio de profissionais para obter melhores resultados, tanto na vida pessoal, como na profissional. Então se precisar, procure ajuda. Assim, será mais assertivo para evitar desenvolver quadros mais sérios como de ansiedade, por exemplo.
Nós da C4Life temos convicção de que o nosso diferencial é reunir mais de 30 anos de experiência em estratégias de gestão de pessoas e de clima. Além da implantação e gerenciamento de benefícios aos profissionais no mundo corporativo. Principalmente ações e programas específicos para a saúde pessoal e emocional. Por isso, entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços. E vamos juntos encontrar o equilíbrio que precisamos para este e cenários futuros.
Clique aqui para conhecer nossa atuação!