De alguns anos para cá, as organizações começaram a compreender que a saúde mental do colaborador precisa ser prioridade. E dentro dessa busca por equilíbrio emocional no ambiente de trabalho, podemos incluir uma pauta muito séria: assédio. Por isso, é importante estarmos atentos para saber como identificar, agir e evitar alguma situação do gênero.
Assédio moral
O assédio moral no trabalho, em geral, ocorre quando um colaborador expõe o outro humilhando, ofendendo ou ameaçando de forma repetitiva e prolongada. Mas existem diversas formas de assédio moral, como:
- Receber broncas, gritos e ofensas na frente dos colegas de trabalho ou de algum setor;
- Ser criticado de forma exagerada ou sem motivo aparente;
- Receber ameaças durante as atividades, dentro ou fora da empresa;
- Trabalhar com sobrecarga de trabalho;
- Receber atividades incompatíveis com o cargo, com prazos impossíveis de cumprir;
- Ser agredido verbal ou fisicamente;
- Sofrer qualquer tipo de discriminação dentro ou fora da empresa;
- Ser induzido ou forçado a trabalhar fora do horário do contrato ou do dia legalizado;
- Ser isolado ou interrompido constantemente durante as reuniões;
- Ser alvo de boatos ou bullying dentro ou fora do ambiente de trabalho;
- Não receber informações que sejam importantes para o seu trabalho;
- Dar sugestões e ideias e elas serem divulgadas como sendo de outra pessoa.
Assédio Sexual
Considerado crime, segundo o artigo 216 do Código Penal, o assédio sexual ocorre quando uma pessoa se manifesta sexualmente ou sensualmente para outra pessoa que não consente com este ato. Ameaças de demissão, contatos físicos desnecessários, palavras, convites, humilhações e intimidação com segundas intenções são exemplos de assédio sexual e a pena para o agressor varia entre um e dois anos de prisão, podendo aumentar se a vítima for menor de idade.
Lembrando que qualquer tipo de assédio pode causar danos psicológicos para a vítima, como medo, baixa autoestima, depressão e transtorno obsessivo compulsivo.
Como agir após identificar um caso de assédio no trabalho
Alguns tipos de assédio no ambiente de trabalho podem ser identificados pela própria empresa, sendo necessário falar com a vítima sobre o ocorrido, questionar o assediador sobre suas atitudes e até coletar relatos de terceiros com anonimato. Já o colaborador assediado, percebendo o assédio, deve manter a calma e procurar o quanto antes o RH para buscar ajuda com o caso. Se sentir necessidade, procure também ajuda psicológica de um profissional.
Como identificar e eliminar casos de assédio na organização
É dever dos líderes e gestores de RH investir em ferramentas para proteger os colaboradores contra o assédio moral e sexual através da cultura organizacional, pesquisas de clima, treinamentos e workshops de desenvolvimento ético, canais acessíveis de denúncia anônima, suporte psicológico para as vítimas dos casos comprovados, punição justa e troca de setor dos colaboradores envolvidos.
Lembre-se que quando a cultura organizacional da empresa é construída e fortalecida, cria-se um ambiente no qual líderes e liderados mantêm uma rotina de trabalho de qualidade, evitando o assédio dentro da organização.
Clique aqui para conhecer todos os serviços da C4Life e conte conosco para te auxiliar na construção de um ambiente de trabalho saudável, tanto fisicamente quanto psicologicamente.