Como fazer uma boa gestão de pessoas?

Se você já está no mercado de trabalho há pelo menos 15 anos, com certeza já deve ter ouvido a metáfora de que funcionários são como engrenagens em uma empresa: se insatisfeitos, basta substituí-los por outros na organização.

Hoje em dia a realidade é outra. E esse preceito foi por água abaixo: e é aqui que entra o conceito de gestão de pessoas.

Gestão de pessoas: o que é e qual sua importância

A gestão de pessoas é conhecida como o coração de uma organização. Se ela está bem, toda a empresa está.

Por exemplo: um funcionário desmotivado já não é mais mandado embora – mas sim, chamado para conversar sobre seus receios, medos e expectativas em relação à empresa. Isso se dá uma vez que os funcionários passam a ser vistos como peças fundamentais para o sucesso da organização.

Se este funcionário fosse simplesmente mandado embora, a empresa não saberia em quais aspectos deve melhorar para manter o resto da equipe contente, inspirada e motivada.

É neste sentido que a gestão de pessoas e de Recursos Humanos se torna cada vez mais forte dentro de instituições de médio e grande porte. O objetivo é potencializar o desempenho dos colaboradores da empresa, o que resulta em um enorme diferencial em relação à concorrência.

Basicamente, um bom conceito para gestão de pessoas seria o seguinte: “associação de métodos, técnicas, habilidades, políticas e práticas, além de muita sensibilidade, que visam potencializar o capital humano e administrar comportamentos internos dentro de empresas de todos os portes e segmentos do mercado”.

Manter os colaboradores motivados e satisfeitos não é a única forma de fazer gestão de pessoas. Na realidade, a estratégia demanda planejamento completo – envolvendo toda a organização em busca de capacitação, desenvolvimento e humanização de todos aqueles que fazem parte da mesma estratégia de crescimento da empresa.

Além disso, muitos são os indivíduos que confundem a gestão de pessoas com o RH da empresa. A área de Recursos Humanos, em sua essência, é responsável pela valorização dos profissionais e de seus direitos. Porém, a gestão de pessoas é desempenhada não necessariamente por este setor, mas principalmente pelos chefes, gestores e diretores da empresa. Ou seja, pelos profissionais que verdadeiramente requerem capacidade de liderança.

Como fazer uma boa gestão de pessoas?

Parece complexo, não é mesmo? Mas não é. Pensando nisso, separamos algumas sugestões fundamentais que justificam a importância da gestão de pessoas:

  1. Motivação

O primeiro pilar da gestão de pessoas é a motivação, sendo este um “combustível” para os demais pilares que veremos ao longo da matéria.

A razão é simples: toda empresa precisa do esforço individual de cada um de seus funcionários para crescer. E para que haja comprometimento nesse esforço individual, os colaboradores precisam se sentir motivados.

Um funcionário totalmente “sem vontade” de exercer suas funções tem sua produtividade parcialmente ou completamente prejudicada, o que faz com que ele tenha vontade de deixar a empresa na primeira oportunidade que lhe surgir.

E esse obviamente não é o perfil de funcionários buscados pelas empresas atualmente. Muito pelo contrário, há uma incessante busca pela “automotivação” em processos seletivos.

Para compreender melhor este tópico, imagine uma organização vista de fora. Quais são os pontos que motivam o funcionário? Entre os principais aspectos, destacamos os incentivos econômicos (bônus ou salários chamativos), a missão da empresa (empresas sociais, sustentáveis ou que visam o bem se destacam neste sentido), possibilidade de crescimento (também conhecido como plano de carreira) e desafios proporcionados.

Basicamente, cada pessoa irá se apegar a um ou mais destes aspectos na hora de se sentir motivada a trabalhar (e principalmente, em continuar) na empresa. E isso deve partir não só do indivíduo, mas também da empresa, que deve ter consciência do que ela tem de diferencial, focando neste quesito, no momento das contratações.

Dicas para gestão de pessoas

  • Faça metas da empresa, de cada departamento/área e metas individuais. Afinal, quando a pessoa sabe que os objetivos da empresa são os mesmos que os dela, isso a motiva em continuar.
  • Realize processos seletivos transparentes, com base naquilo que você realmente busca para a sua empresa. Dessa forma, encontrar funcionários alinhados com sua missão e valores se tornará muito mais fácil – o que será uma via de mão dupla.
  • Ofereça feedbacks individualizados e periódicos. É preciso entender que as pessoas não são iguais umas às outras e merecem tratamento diferenciado. O período de avaliação é você quem decide. Semanalmente, mensalmente ou de três em três meses são os mais recomendados. O feedback lhe ajuda a conhecer mais os funcionários, a entender o que os motiva na empresa, a corrigir rotas de trabalho e é claro, a oferecer uma gestão de modo muito mais humanizado. Basicamente, este passo consiste em sentar-se com cada um de seus funcionários e ter uma conversa sincera.
  • Aposte na meritocracia, reconhecendo os funcionários que tiveram os resultados desejados, independentemente de seus cargos. Esse reconhecimento pode ser realizado por meio de prêmios, promoção, aumento salarial, treinamentos diferenciados, bônus e assim por diante.
  1. Processo de comunicação na gestão de pessoas

Para que a motivação seja real, ter uma comunicação transparente e constante entre a empresa e o funcionário é um aspecto importantíssimo.

A boa comunicação deve ocorrer em todos os sentidos entre colaboradores e gestores, entre funcionários, entre os diferentes departamentos e por aí vai. Essa integração é o que evita mal-entendidos, facilita o diálogo e permite que as informações estejam sempre disponibilizadas para todos.

Dicas para melhor comunicação na empresa

  • Adoção de softwares/programas de comunicação interna – principalmente para facilitar o bate papo entre funcionários e departamentos);
  • Adoção de um método em comum para comunicar coisas rápidas – evitando que coisas simples sejam esquecidas ou deixadas “mofando” em caixas de entrada de e-mails;
  • Agilidade em respostas – que tal adotar a regra de que chats ou e-mails entre funcionários/gestores não podem ficar mais do que uma hora sem serem respondidos? Dessa forma o processo de comunicação é facilitado;
  • Evite passar funções para quem não será designado a ela – tem uma atividade para ser realizada pelo funcionário “A”? Então passe diretamente para ele. Se você comunicar o superior dele, que falará para o funcionário “B”, para depois chegar até o verdadeiro responsável, as chances de que haja falhas na comunicação são enormes.

Nós da C4Life acreditamos que o sucesso de uma organização depende bastante da forma como a gestão de pessoas é feita. Por isso, somos a favor de sempre desenvolver o ser humano, independentemente de suas limitações. Afinal, todos somos capazes, certo?

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