Confira como vencer a procrastinação

A procrastinação, embora pareça preguiça, é bem diferente desse estado. O preguiçoso, normalmente, não sente o desejo de realizar a tarefa. Já o procrastinador tem a intenção de fazê-la, mas algo o impede de concluir.

Esse empecilho pode ter diferentes fatores, como veremos a seguir.

O que causa a procrastinação?

Existem duas causas aparentes para a procrastinação:

Psicológica

A ansiedade e a falta de segurança, são causas psicológicas que fazem com que o indivíduo procrastine suas atividades. O medo de errar, medo do julgamento, o sentimento de que não tem capacidade para desenvolver a atividade de forma eficaz, fazem parte das causas psicológicas da procrastinação.

Fisiológica

O córtex pré-frontal é uma área do cérebro responsável pelo controle dos impulsos e pelo foco. Quando há alguma alteração nessa área, pode haver uma dificuldade maior do indivíduo em focar nas atividades que precisam ser realizadas, além de haver uma facilidade maior para que ele se distraia com estímulos externos.

Por que procrastinar pode fazer mal à sua saúde?

A procrastinação não só tem relação com a saúde no que diz respeito às causas do problema, como também é um fator capaz de interferir na qualidade de vida e bem-estar dos indivíduos.

Quem procrastina, geralmente, faz isso com a intenção de se sentir aliviado. Entretanto, esse sentimento de alívio não é duradouro. Afinal, a tarefa não deixa de existir, somente é transferida para outro dia.

E quem garante que na data futura o indivíduo terá condições de cumpri-la? É fácil perceber como esse empurra-empurra pode se tornar uma grande bola de neve. Com isso, os afazeres se acumulam e a situação se torna ainda mais prejudicial.

Algumas sensações, como angústia, insegurança, medo e frustração, podem ser experimentadas. E, em alto grau, têm potencial de desencadear quadros de estresse, ansiedade e até mesmo depressão.

Os aspectos emocionais também podem ser responsáveis por afetar o corpo, provocando sintomas físicos. Fica clara, portanto, a importância de combater a procrastinação antes que ela faça mal à saúde e a outros aspectos da vida.

Dicas para diminuir a procrastinação

Confira a seguir algumas dicas do que fazer para diminuir a procrastinação.

Gerencie suas emoções

Você tem prestado atenção nas suas emoções? O seu humor pode estar interferindo na sua capacidade de realizar as tarefas. Por isso, identificar seus sentimentos e aprender a gerenciá-los são atitudes fundamentais para parar de procrastinar.

Procure a causa do seu problema

Se você já reconheceu que sofre com a procrastinação, precisa também descobrir qual é a causa do problema.

Você deixa de cumprir seus afazeres para evitar algum julgamento?

Não acredita que é capaz de fazê-los?

Sente tristeza sempre que vai começar uma tarefa?

Esses são exemplos de perguntas que você pode fazer para identificar o que está causando a procrastinação.

Reforce o senso de continuidade

Como você enxerga o futuro?

A sua visão, além de ser realista, precisa considerar a ideia de continuidade.

Se você deixar de fazer algo hoje, amanhã essa tarefa vai acumular com outras. Além disso, tenha cuidado para não depositar confiança demais no próximo dia. Afinal, nada garante que você terá condições de cumprir seus afazeres.

Visualize os benefícios da tarefa realizada

Você certamente já experimentou a sensação de finalizar uma tarefa dentro do prazo e com qualidade, não é mesmo? É um sentimento de dever cumprido e que dá ainda mais motivação para continuar as atividades.

Sempre que pensar em procrastinar, lembre-se disso: mantenha o foco nos benefícios de realizar os seus afazeres.

Faça um planejamento que inclua imprevistos

Seu cronograma é super apertado?

Se a sua resposta foi positiva, saiba que isso é um erro.

O seu planejamento deve ser factível e mais do que isso. Precisa considerar brechas para as atividades que, porventura, possam surgir como prioridade. Além disso, é importante contar com os imprevistos. É nesse tempo livre que você poderá solucionar os eventuais empecilhos.

Aceite os seus erros. Todo mundo erra!

Uma das características do procrastinador é a autocobrança. Exigir o melhor de si é saudável, até certo ponto. Quando isso vira uma obsessão, passa a ser um problema.

Lembre-se de que todos nós temos falhas e dias ruins. Se você encarar essa situação com naturalidade, suas atividades fluirão melhor.

Dê pequenos passos, não faça tudo de uma vez!

Não adianta fazer tudo de uma vez. É preciso estabelecer prioridades. Isso vale também para a luta contra a procrastinação.

Não espere que o problema suma instantaneamente. Faça pequenas mudanças e celebre os pequenos resultados.

Crie consequências imediatas caso procrastine

Uma dica valiosa para ajudar a vencer a procrastinação é criar consequências para os seus atos. Ou seja, elaborar um sistema de repreensão e recompensas.

Sempre que notar a presença da procrastinação, pare e reflita sobre o que acabou de acontecer. Em seguida, estabeleça uma tarefa que precisará ser cumprida por conta disso.

O mesmo vale para as recompensas. Quando conseguir combater a procrastinação, faça algo como gratificação.

Livros sobre procrastinação

Além de todas essas dicas que já mencionamos aqui, vale também adotar algumas leituras sobre o tema. Entre as obras que abordam a procrastinação, listamos três como sugestão:

A arte da procrastinação

Este livro, de autoria de John Perry, utiliza exemplos práticos para demonstrar a importância de realizar as tarefas. Além disso, a obra traz estratégias contra a procrastinação comprovadas cientificamente.

Como vencer o medo, deixar de procrastinar e se tornar uma pessoa de ação

Outra obra bastante interessante sobre o tema é esta de Steve Allen. Nela, o autor discorre sobre as causas que provocam o adiamento das tarefas e evidencia técnicas para mudar o hábito de procrastinar.

O fim da procrastinação

Petr Ludwig é o escritor deste best-seller internacional, que já vendeu mais de 100.000 cópias no mundo todo. Nesta obra, ele apresenta ferramentas práticas e fundamentadas na ciência para combater a procrastinação.

Aplicativos para ajudar a gerenciar o seu tempo

Você, provavelmente tem diversos aplicativos em seu aparelho celular, não é verdade? Para evitar a procrastinação, vale instalar mais alguns.

Na verdade, esses apps ajudam na organização e na administração do tempo – atividades fundamentais para combater o impulso de adiar as tarefas. Confira algumas opções de plataformas:

Apps para bloquear distrações

AdBlock: esta ferramenta bloqueia pop-ups e anúncios em vídeos e banners. Assim, ela evita que você se distraia com uma propaganda interessante.

Freedom: este aplicativo impossibilita a ação de aplicativos e sites que consomem seu tempo. Dessa forma, ele contribui para aumentar a sua produtividade e foco.

Apps para organizar e acompanhar tarefas

Evernote: é um bloco de notas interativo, que tem o intuito de organizar informações e auxiliar na administração de reuniões.

Trello: esta plataforma é voltada ao gerenciamento de projetos. Ela ajuda a controlar as tarefas que já foram realizadas, as que estão em andamento ou que ainda não foram iniciadas.

Gostaram das dicas para combater a procrastinação?

Lembrando que elas precisam sair do papel! Ou seja, é importante que você as pratique no seu tempo. Comece devagar até sentir as primeiras diferenças e então vá aumentando a intensidade da mudança de hábitos.

Conte conosco da C4Life para mais informações e dicas para melhorar seu estilo de vida e, consequentemente, sua saúde mental. Clique aqui para conhecer nossas áreas de atuação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *