Se ouve muito falar que a saúde mental pode influenciar também a nossa saúde física. Algumas pessoas dizem que a afirmação não procede, mas você já parou para pensar que faz bastante sentido? Afinal, são inúmeros estudos que afirmam como a mente pode afetar nosso corpo e vice e versa.
É fato que pensamentos e sentimentos negativos podem desencadear uma série de distúrbios no nosso corpo, e isso realmente não é uma coincidência, já que a quantidade de estudos científicos que explica essa relação só aumenta a cada dia, principalmente com a pandemia.
A forma como lidamos com os acontecimentos do nosso dia é que pode alterar o funcionamento do nosso corpo. Por exemplo: você já esteve em um dia tão estressante que não conseguiu ir ao banheiro? Ou até o contrário, já reparou como o estresse e nervosismo afetam seu sistema digestivo a ponto de precisar correr para o banheiro antes ou depois de alguma situação?
Existem estudos também que apontam que pessoas muito ansiosas e preocupadas têm maior probabilidade de desenvolver doenças como refluxo, gastrite, síndrome do intestino irritável, entre outras. Também afirmam que a falta de saúde mental pode alterar a composição da microbiota intestinal, responsável pela manutenção da saúde por inteiro do nosso organismo.
Até hoje, pesquisas diversas comprovam que a saúde mental pode afetar os sistemas imunológico, endócrino e nervoso, prejudicando as defesas do organismo, desregulando a produção dos hormônios e podendo até causar doenças graves.
O que fazer para cuidar da saúde mental e física ao mesmo tempo?
Segundo informações de uma organização de pesquisa e prevenção do estresse, sentimentos de felicidade ajudam a fortalecer a imunidade do nosso organismo. Portanto, experiências positivas têm impacto relevante sobre a nossa saúde e a maneira de lidar com as situações da rotina diária pode ser muito importante para o sistema imunológico.
Dentro desse contexto, podemos afirmar que as pessoas mais otimistas e tranquilas toleram muito melhor o estresse, as pressões e as frustrações, se tornando mais resistentes até para lidarem melhor com doenças em geral que podem surgir ao longo da vida.
Para ter uma boa saúde mental, precisamos prestar atenção para a forma como lidamos com as situações do dia a dia. Lidar com os estresses do cotidiano é inevitável e o ideal é buscar atividades que também nos façam bem, como exercícios físicos, estar com amigos, sair para passear e conhecer pessoas novas, comer algo que gostamos, etc. Embora para algumas pessoas isso pareça simples, para outras, disponibilizar tempo para si e para as atividades que gosta é mais complicado. Por isso, é tão necessário buscar o autoconhecimento, assim conseguimos perceber o que nos traz prazer e quais situações nos levam a autos sabotagem, afetando nossa saúde, tanto mental quanto física.
Lembre-se que saúde mental e saúde física estão sempre ligadas. Não adianta cuidar de uma e não da outra, ambas precisam de atenção diária. Se sentir necessidade, busque ajuda especializada para equilibrar sua mente e corpo.
Clique aqui para conhecer todos os serviços da C4Life e conte conosco para o que precisar. Afinal, nosso foco é cuidar da sua saúde mental, hoje e sempre!