Relacionar-se é uma arte! Confira quais as maiores dificuldades nos relacionamentos e dicas de como resolvê-las

Se relacionar pode até parecer fácil, mas é um dos maiores desafios da vida para a maioria das pessoas. E não estamos falando só de relacionamentos amorosos, e sim, de todos os tipos: com amigos, familiares, colegas de profissão, entre outros.

O primeiro segredo que você precisa saber sobre este tema é que as dificuldades nos relacionamentos podem ser entendidas de várias maneiras e cada uma ter uma origem, pois todos nós carregamos traumas, manias e crenças limitantes que surgiram durante a infância ou adolescência, por exemplo.

Dificuldades mais comuns nos relacionamentos

A maioria dos relacionamentos passa por acontecimentos específicos que podem despertar novas emoções e sentimentos em ambas as partes. Muitas vezes as pessoas têm consciência da importância do relacionamento, mas se sentem ameaçadas com a nova situação que pode causar desconforto, sentindo que algo compromete o futuro da relação. Exemplo: traições, mentiras, traumas, lutos, impotência sexual, desinteresse, mudanças repentinas no comportamento, etc.

Já algumas pessoas têm dificuldades de se aproximar das outras, podendo ser uma forma de timidez. E se este comportamento pesar muito no relacionamento, pode se tornar uma limitação, atrapalhando o convívio e causando dificuldades simples, mas que podem se tornar mais sérias com o passar do tempo. Por isso, todo bom relacionamento começa com a habilidade de deixar o próximo confortável, e se sentir da mesma forma.

Existem também pessoas que tem uma personalidade mais autoritária, podendo apresentar comportamentos possessivos, exigentes, egoístas, entre outros. A relação com este tipo de pessoa pode ser muito cansativa e estressante, pois costuma ocasionar o afastamento dos outros, para evitar conflitos e situações ruins.

Outro tipo comum de pessoas que sofrem com dificuldades nos relacionamentos são os que, embora se relacionem muito bem com amigos, vizinhos e até mesmo com os estranhos, apresentam dificuldades de se relacionar com os mais próximos, especialmente com namorados, esposas e familiares. Este tipo de dificuldade pode ocorrer por conta dos diferentes interesses e limitações dessas pessoas, no relacionamento e que o próprio convívio traz.

Por fim, um dos motivos que mais causa dificuldades nos relacionamentos é a história de vida de cada um. Durante a infância e a adolescência, passamos por diversas situações que nos “marcam” e podem nos fazer sentir “inferiores” ou “superiores” em relação aos outros. Essas experiências podem levar a dificuldades, afetando, e muito, as relações. E para mudar este perfil, é importante ressignificar a autoimagem, quebrar crenças limitantes, conceitos e preconceitos a respeito de si mesmo e da sociedade. Neste caso, o medo da rejeição e o sentimento de superioridade também são barreiras que contribuem para o isolamento social, trazendo dificuldades em se relacionar com qualquer pessoa.

O que fazer para evitar ou resolver adversidades nos relacionamentos

Podemos perceber que a dificuldade sempre surge quando precisamos nos relacionar com o “diferente” de nós mesmos. Portanto, é importante lembrarmos que em qualquer tipo de relacionamento estamos falando de duas ou mais pessoas diferentes, mesmo que os interesses sejam parecidos ou até iguais, cada um age e pensa de uma maneira. Então, o autoconhecimento, conhecer bem o outro e respeitar cada um, são caminhos essenciais para evitar e resolver conflitos.

O melhor a ser feito, se você estiver enfrentando dificuldades em algum relacionamento, é investir emocionalmente em si mesmo, para que você possa compreender melhor o que pode estar trazendo limitações e divergências na sua relação.

O suporte emocional muitas vezes te ajuda a obter resultados melhores para seu relacionamento, já que auxilia no autoconhecimento e compreensão de comportamentos entre as pessoas, incentivando novas posturas diante das situações adversas.

Clique aqui para conferir a área de atuação da C4Life e conte conosco para cuidar da sua saúde mental e, consequentemente, lhe ajudar a se relacionar melhor com as pessoas e com você mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *