Como se preparar e aproveitar a aposentadoria

Tanto para aqueles que desejam uma mudança no estilo de vida, quanto para quem o trabalho está muito relacionado a identidade, usufruir da aposentadoria requer preparação e busca de novos interesses.

A aposentadoria é uma fase de transição como tantas outras da vida, comparável, por exemplo, a passar da adolescência para a idade adulta. Mas é delicada porque o trabalho tem um peso muito grande no nosso dia a dia. É ele que organiza nossa rotina. Por isso, vamos compartilhar algumas dicas para se preparar para esta fase tão importante:

  1. Se planeje para diminuir a jornada de trabalho aos poucos

Existem empresas que fazem um trabalho de preparação para funcionários que estão próximos de encerrar a carreira. Verifique no departamento de recursos humanos se é o caso da companhia onde você atua. Participar de um grupo com esse propósito o ajudará a se acostumar com a ideia e a refletir sobre como será o futuro sem trabalhar.

A melhor preparação deveria ser um progressivo desligamento da ocupação, com uma diminuição gradual da jornada de trabalho e, ao mesmo tempo, a busca de algum tipo de interesse fora do dia a dia profissional.

  1. Comece a poupar recursos financeiros

Uma solução é que a pessoa faça um programa de previdência privada para complementar o salário que vai receber de aposentadoria do governo e ter uma melhor situação.

  1. Viaje mais

Usar o tempo livre para viajar é uma das maneiras mais indicadas pelos especialistas para aproveitar a aposentadoria. Se não dá para conhecer destinos exóticos ou distantes, vale até mesmo para cidades vizinhas.

  1. Faça exercícios físicos

Caminhada, corrida, dança… é hora de esquecer as desculpas e mexer o corpo. Além de ocupar o tempo, a pessoa estará cuidando da saúde. Perto da sua casa, pode haver uma praça ou um parque com atividades gratuitas, por exemplo.

  1. Desenvolva habilidades

É hora de desenvolver ou retomar algumas habilidades antes não praticadas por falta de tempo. Trabalhos manuais como pintura e crochê ou estudar idiomas são opções para essa fase. Mais uma vez, vale a recomendação de ficar atento a oportunidades gratuitas, como cursos e workshops.

  1. Encontre um trabalho mais tranquilo

É possível, e até recomendado pelos especialistas, continuar trabalhando depois da aposentadoria. Mas de uma maneira que não exija tanto do indivíduo e que seja prazeroso. Por exemplo: atuar como consultor na área de sua especialidade.

  1. Dê mais atenção à vida social

Ter mais tempo livre também significa mais oportunidades de estar ao lado de amigos e familiares.

  1. Participe de trabalhos voluntários

Se não existe a necessidade de seguir com outra ocupação remunerada, o trabalho voluntário é uma ótima opção para o aposentado. Além de ajudar quem precisa, é uma maneira de se manter ativo.

  1. Divirta-se sempre

Tempo não é mais desculpa para não curtir programas como cinema, teatro, museus. Falta de dinheiro também não justifica, pois existem diversas atividades culturais gratuitas, principalmente em cidades grandes.

Caso não seja possível sair ainda por conta da pandemia ou alguma limitação de saúde, pratique hobbies e assista filmes e séries em casa.

  1. Seja mais leve

Qualquer que seja o trabalho, sempre nos exige energia. Então quando não precisamos mais exercer a função profissional, precisamos aproveitar a oportunidade de nos sentir mais livres e leves para viver a vida da melhor maneira possível.

Nós da C4Life podemos te auxiliar na fase da aposentadoria. Por isso, conte conosco! Clique aqui para saber mais sobre nossa atuação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *