Dicas de como fazer uma boa gestão de benefícios corporativos

Hoje em dia, pensar no colaborador não é mais um diferencial nas empresas, e sim, uma necessidade. Por isso, quanto melhores forem os benefícios corporativos, mais concorrida e atraente se torna a vaga da empresa, e consequentemente atrai mais talentos compatíveis com a oportunidade.

Pensando nisso, com tantas empresas oferecendo diversas vantagens, é essencial realizar a gestão desses benefícios da melhor forma possível, pois uma gestão bem-feita pode destacar a empresa no mercado de trabalho. Esses benefícios podem ser planos de saúde, assistência médica, plano odontológico, vale-refeição e/ou alimentação, bolsas de estudos, vales academia ou algum tipo de esporte a escolha do funcionário, e ainda participação nos lucros e resultados.

Empresas que oferecem benefícios opcionais ficam no topo das preferências dos candidatos, se tornando um diferencial competitivo. Além de reduzir o turnover e aumentar a produtividade interna.

Benefícios corporativos mais solicitados pelos colaboradores

De acordo com uma pesquisa HR Trends, realizada pela Propay, a assistência médica ainda é o benefício mais popular no mercado, onde 93% dos entrevistados afirmam que oferecem hoje o plano de saúde na empresa e 80% acreditam que a assistência médica é um benefício que auxilia na retenção e na atração de talentos.

A Assistência Médica é um diferencial antigo, porém muito relevante para o pacote estratégico de benefícios da área de RH, mas atualmente este é o benefício mais caro e difícil de sustentar dentro das empresas. Outros benefícios bastante valorizados pelos profissionais são as participações nos lucros e bônus, a flexibilidade de horários e home office, o vale combustível e vale automóvel, assim como bolsas de estudo e cultura.

Em pesquisa realizada pela Aon (consultoria e corretora de seguros), em 2020/2021, observou-se um investimento das empresas cada vez mais relevante em programas para promover bons hábitos, prevenir doenças e preservar a saúde dos colaboradores. Especial atenção tem sido dada a programas voltados à saúde mental, tendência que já vinha ocorrendo antes, mas se intensificou por causa da pandemia. Isso se traduziu em um aumento de 32 pontos percentuais, em dois anos, no índice de empresas que passaram a oferecer programas de gestão de saúde, bem-estar e qualidade de vida

Dicas de como fazer uma boa gestão de benefícios corporativos

O primeiro passo para se fazer uma boa gestão de benefícios corporativos é considerar o número de colaboradores, quais benefícios realmente interessam a cada um e estudar as características de planos diferentes para analisar qual contratar. Não esqueça que neste mesmo passo, analisar com cuidado todas as cláusulas individuais, valores e todo o processo de implementação interno é muito importante.

Assim, para que a gestão de benefícios seja eficiente, útil e bem executada, seguem estas sugestões:

  • Realizar uma pesquisa interna e detalhada para descobrir quais benefícios são desejados pelos colaboradores;
  • Criar uma política de benefícios acessível, para que todos os colaboradores entendam com facilidade a utilização do serviço e a quem recorrer quando precisarem de ajuda ou tirar dúvidas;
  • Flexibilizar a oferta de acordo com o perfil dos colaboradores;
  • Investir no alinhamento da cultura organizacional para saber quais são os serviços mais adequados para a empresa, de acordo com a necessidade de seus colaboradores;
  • Ser transparente sobre as mudanças nos benefícios, sempre que houver;
  • Realizar uma pesquisa completa para analisar os planos com melhor custo-benefício, tanto para a empresa, quanto para os colaboradores;
  • Reavaliar frequentemente as políticas e a entrega de benefícios aos colaboradores.

Lembrando que é necessário que os líderes demonstrem a sua aceitação e promovam ativamente os benefícios dentro das empresas que atuam. Sem contar que o departamento responsável precisa ter bastante atenção na hora de realizar a correta gestão de benefícios para empresas. Afinal, não apenas o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, como os próprios colaboradores também estão.

Uma boa gestão elevará o potencial da empresa e promoverá uma série de vantagens, inclusive na redução de riscos, facilitando a gestão e reduzindo erros de informações e insatisfação dos colaboradores.

Como anda a sua gestão de benefícios? Clique aqui para conhecer todos os serviços da C4Life e conte conosco para pensarmos juntos nas melhores soluções de benefícios para seus colaboradores e organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *