Entenda a diferença entre saúde mental e saúde emocional

Uma pauta que tem se tornado muito popular ultimamente no mundo todo é o surgimento do novo termo que também envolve o assunto saúde mental: a saúde emocional. Por mais parecidos que os dois sejam, existem diferenças e analisamos ser importante esclarecermos quais são, já que o assunto faz parte de um dos principais focos da C4Life.

Saúde mental

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças.

Podemos afirmar que a saúde mental representa um estado de equilíbrio que o indivíduo atinge, tornando sua relação consigo mesmo mais leve e saudável e, consequentemente, com os outros.

Quando afirmamos que uma pessoa tem saúde mental, significa que ela sabe lidar com as suas emoções de uma forma natural, sejam elas boas ou ruins, sabendo compreender e aceitar as dificuldades e os desafios da vida.

Saúde emocional

Apesar de estar diretamente ligada à saúde mental, a saúde emocional envolve questões diferentes, como saber lidar com os sentimentos, conseguir se desvencilhar e superar acontecimentos ruins e traumáticos, assim como refletir e encontrar soluções para situações que estiver passando.

A saúde emocional envolve a percepção de si mesmo, a capacidade de manter relacionamentos com outras pessoas e, ao mesmo tempo, conseguir manter a positividade diante das situações que a vida apresentar.

Quando nossa saúde emocional não está boa, nossas relações com as outras pessoas, e até consigo, geralmente são abaladas.

Saúde mental X Saúde emocional

A diferença entre a saúde mental e a emocional também pode ser notada através de alguns elementos bem sutis.

A saúde emocional é mais fácil de ser percebida por outras pessoas que convivem com o indivíduo, pois se trata diretamente da forma como o indivíduo lida com as outras pessoas, em diversas situações. Já a saúde mental é um pouco mais complexa, por envolver questões químicas cerebrais, podendo ser mais difícil perceber sinais de que o indivíduo não está com a saúde plena.

É importante levarmos em conta que a saúde mental e a saúde emocional tratam também da nossa forma de lidar com os outros. Em muitos momentos, quando quaisquer uma das duas – ou até mesmo as duas – não estão plenas, o indivíduo tende a se isolar e mudar a forma como se relaciona com a maioria das pessoas, podendo afetar as relações com todos a sua volta.

Lembrando que ambas estão interligadas e se influenciam diretamente. Por isso, se uma pessoa apresenta algum quadro de depressão ou ansiedade, por exemplo, sua saúde emocional também será afetada diretamente, prejudicando suas relações com outras pessoas e até com elas mesmas.

Já parou para pensar se você tem cuidado da sua saúde mental e emocional? Não se esqueça que reconhecer seus próprios limites, e saber quando precisar de ajuda para superar determinados problemas, é uma característica de quem cuida de si.

Conte com os serviços da C4Life para te auxiliar na busca da sua saúde mental e emocional. Clique aqui e confira o que podemos fazer por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *