Saiba como lidar com a pressão no trabalho

Na maioria das profissões, e mesmo que goste do que faz, podem ocorrer momentos agitados capazes de gerar ansiedade, como por exemplo, a pressão para cumprir prazos e terminar determinadas tarefas.

Segundo levantamento feito pela International Stress Management Association (ISMA), o Brasil é o segundo país com maior prevalência de alto estresse no ambiente de trabalho, chegando a 69% dos profissionais impactados, perdendo apenas para o Japão.

O grande problema é quando essa pressão se torna frequente, podendo ser prejudicial à saúde física e emocional. E as consequências subjacentes vão desde constipações, gripes e até doenças cardíacas.

Se a pressão no trabalho faz parte da sua vida cotidiana, saiba o que você pode fazer para reduzi-la e geri-la de forma eficaz, experimentando as seguintes técnicas de gestão de stress:

  1. Comece bem o dia

Muitas pessoas já chegam ao local de trabalho sob elevado stress. As razões podem ser várias: desde preparar as crianças para a escola a ter que lidar com o trânsito.

Planeje a sua manhã no dia anterior e certifique-se que acorda com tempo hábil para todas as tarefas necessárias. Experimente começar o dia com um café da manhã saudável e uma atitude positiva. O stress que vier do trabalho certamente não o afetará da mesma forma.

  1. Saiba exatamente o que tem para fazer

Um dos fatores que contribui para o aumento de pressão é não saber exatamente o que esperam de si ou do seu trabalho.

Sempre que sentir que isto está para acontecer, fale com o seu supervisor e esclareça as suas dúvidas.

  1. Fuja do conflito

O conflito interpessoal afeta a sua saúde física e emocional. Evite-o sempre que possa.

Nunca deixe nenhum problema por resolver, por menor que seja, e seja honesto na comunicação com os seus colegas.

Se mesmo assim não conseguir evitar o conflito, fale com um superior em quem confia e peça aconselhamento sobre como agir.

  1. Faça pausas

Pequenas pausas ajudam a libertar o stress, permitindo que clarifique ideias e aumente os níveis de produtividade.

Dar uma volta maior no caminho até o banheiro, ou simplesmente levante-se e ande um pouco pelo espaço em volta do seu posto de trabalho pode ajudar.

  1. Mantenha a calma

Mantenha um comportamento calmo, independentemente de eventuais situações de pressão que possam ocorrer.

Tal comportamento requer alguma prática, mas permanecer calmo demonstra capacidade para completar as suas tarefas, mesmo perante circunstâncias mais complicadas.

  1. Não tente fazer muitas tarefas ao mesmo tempo

Realizar várias tarefas simultaneamente, o chamado multitasking, já foi outrora considerado valioso para otimização de tempo. Contudo, atualmente se reconhece que a velocidade e a precisão das tarefas ficam comprometidas neste processo de multitasking.

Em vez disso, tente uma nova estratégia conhecida como chunking. Trata-se de um processo que permite realizar tarefas que exijam um alto e constante poder de foco e concentração, organizando-as em pequenos módulos ou sequências.

Diante da elevada exigência no mercado, e consequentemente das empresas, sentir pressão no trabalho é algo comum.

Por isso, nós da C4Life sugerimos essas técnicas para contornar eventuais situações de stress com as quais podem te causar um desequilíbrio emocional.

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